terça-feira, 10 de maio de 2011

O Veloz e o Furioso

                               Clique na foto para ampliar.

Sempre gostei de correr, mas participar de uma prova de 10 km parecia uma meta inatingível. Há uns 10 anos comecei praticar corrida nos parques da cidade com certa regularidade. E então, como todo corredor, passei a incentivar outras pessoas a correrem também.
Nesta época trabalhavam comigo dois jovens de 20 anos aproximadamente, sedentários convictos. Eram grandes amigos e grandes rivais; um não admitia a hipótese de perder para o outro nem no par-ou-ímpar. Depois de muita conversa, um desafio foi lançado. Uma corrida de 3 km, uma volta no Parque do Ingá. Ambos teriam duas semanas para preparação.
Os dois escondiam o jogo, um não deixava o outro saber do treino. Eu acompanhava tudo e logo percebi que o Gaucho perderia. O Salsicha era muito melhor. Foi ai que tive a ideia de colocar um pouco de emoção na aposta. O Gaucho correria de Fusca.
Para o plano dar certo, o Salsicha precisaria sair na frente. Sugeri, então, que ele disparasse e depois administrasse a vantagem. Ele foi advertido que o Gaucho guardaria toda sua energia para o final da prova. A largada ocorreu no cruzamento das avenidas JK e Laguna. O Salsicha disparou e de longe controlava a distância do adversário. Confessou que ficou feliz ao perder de vista o segundo colocado. É que o Gaucho havia deixado o Fusca próximo de onde fica atualmente a Cultura Inglesa.
O Salsicha administrava a vantagem, mas sem descuidar. Sabia que o adversário guardava suas energias para o final da prova. Enquanto isso o Gaucho esperava escondido próximo de onde fica o restaurante Cupim-Mania.
Quando Salsicha passou, o Gaucho veio em “recuperação”, descansado; Salsicha, exausto, não pode fazer muita coisa, chegaram praticamente juntos, com ligeira vantagem do Gaucho. O Salsicha parecia ter participado de uma maratona, demorou em se recompor. O Gaucho quase não se cansou, comentou-se que se fossem duas voltas ele chegaria com muita vantagem.
A prova rendeu comentários diários por quase um mês. Depois o Salsicha soube que o amigo(da onça) correra de Fusca. Isso rende comentários até hoje, sempre que nos encontramos.

NOTAS:
* Qualquer semelhança com fatos, pessoas ou acontecimentos não é mera coincidência.

** As marcas citadas, Cupim-Mania, Fusca e Cultura Inglesa não pagaram nada pelo Merchandising Editorial. Que pena!

*** O gaucho nasceu em Maringá-PR

**** Nem o Fusca, nem o Gaucho, eram velozes; mas o Salsicha ficou furioso.



Um comentário:

  1. Grande Maurício
    Levando a velocidade dos campos de futebol para as ruas de Maringá. Parabéns amigo. Grande abraço
    Oswaldo Fabeni - Itajaí-SC (oswfabeni@hotmail.com)

    ResponderExcluir